14/12/2017

Cases Camaçari e Salvador certificam primeiras turmas através do Qualifica Bahia

Na manhã desta quinta, 14, a Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) Salvador, da Fundação da Criança e do Adolescentes (Fundac), realizou a solenidade de formatura de 27 participantes dos cursos de Encanador de Instalações Predial, promovido pelo Qualifica Bahia, em parceria com a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e de Assistente de logística, promovido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Segundo Helenira Meira, Coordenadora de Qualificação Profissional da Setre, o programa Qualifica Bahia tem como principal pilar a iniciação profissional, mas também incentiva reflexões sobre temas importantes para o mundo do trabalho, como ética, cidadania e Direitos Humanos. “Nosso desejo é que vocês tenham entendido essas 200 horas de curso como o primeiro passo. Há muito por vir na qualificação profissional de vocês”, afirmou, dirigindo-se aos formandos.

Também na tarde do dia 13, foi a vez da Case Camaçari certificar 40 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação nos cursos de Mecânica, Manutenção e Instalação de Aparelhos de Climatização e Refrigeração e Eletricista de Instalações Prediais. Durante a solenidade, a mensagem de um dos formandos, de 19 anos, emocionou a todos. “Os sonhos nos motivam a viver e vivemos em busca da realização deles. Não podemos nos deixar levar por palavras pessimistas, que dizem que nós não podemos nada. É a realização de nossos sonhos que nos tornam vencedores”, e dirigindo-se aos familiares presentes, confessou que “houve a possibi9lidade de desistir, mas seguimos em frente…”.

Para a diretora geral da Fundac, Regina Affonso, essas ações de qualificação profissional tomam um sentido contrário ao que vem acontecendo com os jovens, à exemplo da cooptação dos mesmos pelo crime e pela violência. “Este ano, dos 500 adolescentes que estavam cumprindo medida de internação, 250 participaram das qualificações profissionais promovidas pela Fundac”, disse, para depois anunciar a liberação de três socioeducandos qualificados.

“Aqui meu filho teve a oportunidade de melhorar, de crescer. Eu acreditei nele, e lhe dei todo apoio. Estive aqui várias vezes para vê-lo e voltava para casa sozinha. Hoje estou indo com ele ao meu lado”, declarou a mãe de um dos adolescentes.

 

Qualifica Bahia – O Programa Qualifica é ação do Governo da Bahia para formação social e profissional de trabalhadores, que tem como princípios a integração com as demais ações do Sistema Público de Emprego e Renda, a intermediação para o trabalho, seguro-desemprego, documentação trabalhista e orientação profissional, com prioridade para as pessoas vulneráveis econômica e socialmente. Além das Cases Salvador e Camaçari, o Qualifica Bahia também contempla 20 adolescentes em cumprimento de medidas na Case Zilda Arns, em Feira de Santana.

Também estiveram presentes nas solenidades a diretora socioeducativa da Fundac, Fabiana Burity, Alexandro Reis, Superintendente de Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Enoch Dias, coordenador do Senai, Marco Antônio Oliveira Ribeiro, instrutor do Curso do SENAI e Jacqueline Lima dos Santos, coordenadora do CESEP .